sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prova de Sociologia - 3º Ano - Ideologia e Discriminação Social


1ª QUESTÃO – MÚSICA GERAÇÃO COCA-COLA (LEGIÃO URBANA)

“Quando nascemos fomos programados /A receber o que vocês nos empurram/Com enlatados dos USA, de 9 às 6./Desde pequenos nós comemos lixo/Comercial e industrial/Mas agora chegou a nossa vez /Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês... ”


Esta música resume perfeitamente o discurso da publicidade que reproduz as práticas de uma cultura de consumo, enfatizando o poder das marcas e se impondo como um modelo totalitário. Acerca da relação entre ideologia e consumo, assinale a opção correta.
a) A propaganda comercial tem como objetivo vender um produto, serviço ou marca ao consumidor, o que a descaracteriza como propaganda ideológica.
b) O apelo da propaganda comercial, sempre racional, enfatiza as virtudes do produto.
c) A propaganda exerce uma função modelizante, visto que define o comportamento socialmente aceito, por meio da veiculação dos valores das classes hegemônicas.
d) A publicidade vende conceitos e ideias que, raramente, extrapolam as características do produto.

2ª QUESTÃO – MÚSICA IDEOLOGIA (CAZUZA)
“Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no pode. Ideologia, eu quero uma pra viver!! Ideologia, eu quero uma para viver”. Esses versos, escritos e cantados por Cazuza em uma de suas canções, servem para exemplificar como esses conceito de larga utilização sociológica também pode ser utilizado pelo senso comum.

Considerando as múltiplas acepções do termo ideologia, assinale qual destas alternativas está correta.
  1. O termo ideologia aparece pela primeira vez significando “filosofia”.
  2. Ideologia pode ser entendida como um meio para que o povo tenha mais participação.
  3. O termo ideologia pode ser interpretado como um sistema repleto de verdades beneficentes.
  4. Ayrton Senna utilizava-se da ideologia da classe política e econômica dos diretores da fórmula 1 para vencer suas corridas.
  5. A ideologia é a principal ferramenta da classe dominante para controlar a população.

3ª QUESTÃO
Comumente ouvimos falar do modo de vida americano, o american way of life. Trata-se de um ideal muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a felicidade como resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado com o acesso ao consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista de certo marxismo, isso não passa de uma ___________ burguesa, a qual identifica no mercado a garantia de sustentação dos seus privilégios de classe.
INDIQUE a palavra que melhor completa o trecho lido.

a) Indústria cultural. b) Conspiração. c) Ideologia. d) Percepção. e) Alienação.


4ª QUESTÃO
Erik Magnus Lehnsherr, também conhecido como Magneto, finalmente foi derrotado pelos X-men's e agora está preso e no banco dos réus para ser julgado. E quem fará as acusações será o promotor Matthew Michael Murdock, que no período noturno é chamado de “O demolidor”. 


Vejamos o diálogo entre os dois no julgamento:
Demolidor – Por que você quer destruir a raça humana?
Magneto – Vocês são uma criação defeituosa, e nosso dever, como mutantes e superiores, é substituí-los. Essa é a nossa responsabilidade moral. Não é isso que vocês humanos fazem com os negros, homossexuais, religiosos e etc? Quantas pessoas morreram só por não serem de determinadas regiões? Quantas pessoas foram massacradas no apartheid? Quem são vocês, homo sapiens, para falar sobre destruição de raça?
Demolidor – Se um médico erra com um paciente, quem é culpado? O médico ou a medicina? Se uma prédio cai, quem é o culpado? O engenheiro ou a engenharia?
Magneto – O engenheiro e o médico.
Demolidor – Você concorda comigo que não culpamos toda a engenharia e medicina por causa dos erros de alguns médicos e engenheiros?
Magneto – Sim.
Demolidor – Então, por que você quer culpar toda a humanidade por causa dos erros de alguns homens?
Magneto - Às vezes nesta vida… A gente só tem um momento. Uma ocasião na qual tudo se alinha… Quando qualquer coisa é possível… E, de repente… Podemos fazer e acontecer.
Demolidor – E por que você escolheu o lado negro da força para ter essa ocasião?
Magneto - Eu serei o rei branco e o rei negro, cinza se preferir. Pois aqueles que veem o mundo em termos de negro e branco, bom e mal, estão fadados ao fracasso.
Demolidor – Matar as pessoas não trará paz.
Magneto – A paz nunca foi uma opção.
Demolidor - Erik, só tenho algo a falar. Um grande amigo meu chamado Peter Parker disse certa vez: “Grandes poderes requerem grandes responsabilidades”.
Considerando esses fatos, analise o contexto do diálogo e marque com um V, para as alternativas verdadeiras, e F ,para as alternativas falsas.
( V ) Murdock poderá incriminá-lo por crime de racismo porque Magneto não aceita que os mutantes e humanos convivam pacificamente e em igualdade, mesmo com as diferenças genéticas.
( F ) Magneto está completamente correto, pois de acordo com o biólogo Charles Darwin, somente a espécie mais forte e que se adapte melhor às condições ambientais é que consegue prevalecer. Como a raça mutante, de acordo com o réu, é superior, ele tentou fazê-la com a raça dominante. Um exemplo disso foi a superação dos homo sapiens em relação aos neandertais.
( F ) De acordo com a constituição brasileira, Magneto seria preso, porém solto sob o pagamento de uma fiança cujo valor será estimado pelo Ministério Público da União ou pelo Senado Federal, estando assim, em concordância com os artigos 3º e 5º da constituição.
( V ) Podemos deduzir no final do diálogo que, para Murdock, se todos nós usássemos nossas habilidades e competências de forma responsável, o mundo seria um lugar com bem menos discriminação, preconceitos, desigualdades sociais e etc.

5ª QUESTÃO – De acordo com os ensinamentos sobre Ideologia, como você entende o conceito dela?


 ideologia é o conjunto de ideias fundamentais que caracteriza o pensamento de uma pessoa, de uma colectividade ou de uma época. Também se trata da doutrina filosófica centrada no estudo da origem das ideias.




QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ, BOA SORTE!

Um comentário: